O Curso de Licenciatura em Filosofia, em regime laboral (diúrno), terá a duração de 4 anos e um total de 240 créditos, correspondentes a 2528 horas de leccionação directa e 4681 horas de trabalho independente do estudante.

  • OBJECTIVOS DO CURSO

Devido à sua orientação para os temas e problemas fundamentais, o curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane abre espaço para que os graduados possam: (i) adquirir conhecimentos fundamentais sobre como o homem se vê, se concebe e se compreende, na sua inserção no mundo, na sua relação com os outros e com o transcendente; (ii) compreender a dimensão do Homem enquanto ser crítico e questionante; (iii) desenvolver capacidades linguísticas, discursivas e argumentativas; (iv) exercitar a capacidade de análise, reflexão e de interpretação face ao universo circundante; (v) desenvolver o exercício racional, intelectual e criativo.

Assim, constituem objectivos do curso os seguintes:

1.1 Objectivo geral

  • Graduar, ao nível de licenciatura, filósofos com uma visão humanista, crítica e reflexiva, devidamente habilitados para o exercício de actividades na sua área de saber.

1.2 Objectivos específicos:

  • estimular, ao longo do curso, a capacidade de investigação básica através de análise, compreensão e interpretação de textos filosóficos;
  • desenvolver no estudante capacidades de interpretar e propor soluções para as problemáticas actuais de desenvolvimento de Moçambique e não só;
  • desenvolver no estudante formas de pensamento lógico, capazes de lhe oferecer os instrumentos de argumentação sólida na elaboração de um discurso coerente e esclarecido sobre a realidade;
  • promover o espírito de abertura, a responsabilidade cívica, a compreensão e a tolerância entre indivíduos e grupos.

 

2. PERFIS DO GRADUADO

O perfil do graduado em Filosofia divide-se em perfil profissional e ocupacional, descritos a seguir.

2.1. Perfil profissional

O perfil profissional é o conjunto de conhecimentos e capacidades que o graduado deve adquirir ao longo da sua formação. Este perfil constitui-se de: a) saber - resultante da aprendizagem dos conceitos fundamentais, b) saber fazer - reflecte as habilidades e capacidades para executar tarefas e c) saber ser - conjunto de atitudes necessárias para o exercício das atribuições e tarefas.

Assim, na área do saber, o licenciado em filosofia deve:

  • conhecer os conceitos e sistemas filosóficos;
  • conhecer as técnicas de leitura, análise e interpretação de textos filosóficos;
  • compreender os métodos e procedimentos das ciências sociais e humanas em geral e da filosofia em particular;
  • compreender os fundamentos da organização e funcionamento de um Estado democrático;
  • conhecer os fundamentos de administração e gestão;
  • conhecer as técnicas de expressão e comunicação;
  • conhecer as técnicas de raciocínio lógico e de argumentação. 

Na área do saber fazer, o graduado em filosofia deve ser capaz de:

  • analisar e interpretar textos;
  • raciocinar, fazendo uso das técnicas e instrumentos apropriados;
  • recolher, analisar e interpretar informção relevante para a resolução de problemas;
  • conceber, avaliar e monitorar políticas e estratégias de desenvolvimento social;
  • assessorar a elaboração de políticas do Estado e a sua avaliação e controle;
  • exercer actividades de docência ao nível secundário e superior (licenciatura);
  • redigir pareceres e artigos, científicos e de opinião, devidamente estruturados;
  • desenvolver actividade crítica e de análise editorial.

Na área do saber ser e estar, o graduado em filosofia deve:

  • possuir uma consciência histórica e cultural sobre o mundo no geral e Moçambique em particular;
  • ser capaz de formular juízos éticos e estéticos da realidade;
  • ser responsável nas  iniciativas e opções;
  • cultivar o espírito de tolerância e o respeito pela diferença;
  • ter postura deontológica.

 

2.2. Perfil ocupacional
O graduado em Filosofia, no âmbito deste currículo, pode actuar como investigador, analista, consultor, gestor, assessor, estratega e docente em instituições públicas e privadas, em áreas como:

  • administração pública;
  •  parlamento;
  •  instituições académicas e de investigação científica;
  •  órgãos de comunicação social e editores;
  •  partidos políticos;
  •  centros de pesquisa e de elaboração de políticas públicas e sociais;
  •  órgãos/unidades de gestão estratégica;
  •  sector empresarial.

 

6. PLANO DE ESTUDOS
O Plano de Estudos do curso de Licenciatura em Filosofia apresenta as disciplinas distribuídas por semestres ao longo do período da duração do curso.

Ano de Estudos

Semestre

Disciplina

Horas por semana

Carga horária semestral

 

Total

Nº de Créditos

Horas de contacto directo

Horas de estudo individual

 

 

 

I

 

I

Disciplinas de Formação Nuclear

1. Introdução à Filosofia

4

64

146

210

7

2. História da Filosofia Antiga

4

64

116

180

6

4. Seminário I − Análise de Textos Filosóficos Antigos

2

32

148

180

6

Disciplina de Formação Complementar

5. Metodologia de Investigação Científica

4

64

146

210

7

3. Grego

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

17

272

628

900

30

 

II

Disciplinas de Formação Nuclear

6. História da Filosofia Medieval

4

64

116

180

6

7. Ética I

4

64

116

180

6

8. Lógica I

4

64

56

120

4

9.Seminário II − Análise de Textos Filosóficos Medievais

2

32

148

180

6

Disciplinas de Formação Complementar

10. Latim

3

48

72

120

4

11. Língua Portuguesa

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

20

320

580

900

30

 

 

 

II

 

 

III

Disciplinas de Formação Nuclear

12. História da Filosofia Moderna I

4

64

116

180

6

13. Ética II

4

64

116

180

6

14. Lógica II

4

64

116

180

6

15. Filosofia da Intercultura e Globalização

3

48

72

120

4

Disciplinas de Formação Complementar

16. Introdução às Cièncias Sociais

3

48

72

120

4

17. Administração e Gestão Pública

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

21

336

564

900

30

 

IV

Disciplinas de Formação Nuclear

18. História da Filosofia Moderna II

4

64

116

180

6

19. Lógica III

4

64

65

129

4

20. Seminário III − Análise de Textos Filosóficos Modernos

2

32

148

180

6

21. Gnosiologia

4

64

116

180

6

22. Filosofia Social

3

48

72

120

4

Disciplinas de Formação Complementar

23. Psicopedagogia

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

20

320

589

909

30

 

 

 

 

III

 

V

Disciplinas de Formação Nuclear

24. História da Filosofia Contemporânea I

4

64

116

180

6

25. Retórica

3

48

72

120

4

26. Epistemologia

3

48

72

120

4

27. Metafísica

4

64

116

180

6

28. Filosofia Africana I

4

64

116

180

6

29. Filosofia Política

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

21

336

564

900

30

 

VI

Disciplinas de Formação Nuclear

30. História da Filosofia Contemporânea II

4

64

116

180

6

31. Filosofia da Linguagem

3

48

72

120

4

32. Estética

3

48

72

120

4

33. Filosofia Africana II

4

64

116

180

6

34. Filosofia da Natureza

4

64

116

180

6

35. Filosofia do Direito

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

21

336

564

900

30

 

IV

 

VII

Disciplinas de Formação Nuclear

36. Hermenêutica Filosófica

4

64

116

180

6

37. Filosofia da Ciência

3

48

72

120

4

38. Filosofia da Religião

3

48

72

120

4

39. Antropologia Filosófica

4

64

116

180

6

40. Filosofia da Pós-Modernidade

4

64

116

180

6

41. Filosofia da Complexidade

3

48

72

120

4

Carga horária semestral/Total de créditos

21

336

564

900

30

 

VIII

Disciplinas de Formação Nuclear

42. Filosofia da História

3

48

72

120

4

43. Filosofia da Educação

4

64

116

180

6

44. Filosofia Sistemática

4

64

86

150

5

45.Monografia

2

32

254

286

10

Disciplinas de Formação Complementar

46. Didáctica de Filosofia

4

64

86

150

5

Carga horária semestral/Total de créditos

17

272

628

900

30

Carga horária quadrienal/Total de créditos

158

2528

4681

7209

240