Licenciatura em Filosofia
O Curso de Licenciatura em Filosofia, em regime laboral (diúrno), terá a duração de 4 anos e um total de 240 créditos, correspondentes a 2528 horas de leccionação directa e 4681 horas de trabalho independente do estudante.
- OBJECTIVOS DO CURSO
Devido à sua orientação para os temas e problemas fundamentais, o curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane abre espaço para que os graduados possam: (i) adquirir conhecimentos fundamentais sobre como o homem se vê, se concebe e se compreende, na sua inserção no mundo, na sua relação com os outros e com o transcendente; (ii) compreender a dimensão do Homem enquanto ser crítico e questionante; (iii) desenvolver capacidades linguísticas, discursivas e argumentativas; (iv) exercitar a capacidade de análise, reflexão e de interpretação face ao universo circundante; (v) desenvolver o exercício racional, intelectual e criativo.
Assim, constituem objectivos do curso os seguintes:
1.1 Objectivo geral
- Graduar, ao nível de licenciatura, filósofos com uma visão humanista, crítica e reflexiva, devidamente habilitados para o exercício de actividades na sua área de saber.
1.2 Objectivos específicos:
- estimular, ao longo do curso, a capacidade de investigação básica através de análise, compreensão e interpretação de textos filosóficos;
- desenvolver no estudante capacidades de interpretar e propor soluções para as problemáticas actuais de desenvolvimento de Moçambique e não só;
- desenvolver no estudante formas de pensamento lógico, capazes de lhe oferecer os instrumentos de argumentação sólida na elaboração de um discurso coerente e esclarecido sobre a realidade;
- promover o espírito de abertura, a responsabilidade cívica, a compreensão e a tolerância entre indivíduos e grupos.
2. PERFIS DO GRADUADO
O perfil do graduado em Filosofia divide-se em perfil profissional e ocupacional, descritos a seguir.
2.1. Perfil profissional
O perfil profissional é o conjunto de conhecimentos e capacidades que o graduado deve adquirir ao longo da sua formação. Este perfil constitui-se de: a) saber - resultante da aprendizagem dos conceitos fundamentais, b) saber fazer - reflecte as habilidades e capacidades para executar tarefas e c) saber ser - conjunto de atitudes necessárias para o exercício das atribuições e tarefas.
Assim, na área do saber, o licenciado em filosofia deve:
- conhecer os conceitos e sistemas filosóficos;
- conhecer as técnicas de leitura, análise e interpretação de textos filosóficos;
- compreender os métodos e procedimentos das ciências sociais e humanas em geral e da filosofia em particular;
- compreender os fundamentos da organização e funcionamento de um Estado democrático;
- conhecer os fundamentos de administração e gestão;
- conhecer as técnicas de expressão e comunicação;
- conhecer as técnicas de raciocínio lógico e de argumentação.
Na área do saber fazer, o graduado em filosofia deve ser capaz de:
- analisar e interpretar textos;
- raciocinar, fazendo uso das técnicas e instrumentos apropriados;
- recolher, analisar e interpretar informção relevante para a resolução de problemas;
- conceber, avaliar e monitorar políticas e estratégias de desenvolvimento social;
- assessorar a elaboração de políticas do Estado e a sua avaliação e controle;
- exercer actividades de docência ao nível secundário e superior (licenciatura);
- redigir pareceres e artigos, científicos e de opinião, devidamente estruturados;
- desenvolver actividade crítica e de análise editorial.
Na área do saber ser e estar, o graduado em filosofia deve:
- possuir uma consciência histórica e cultural sobre o mundo no geral e Moçambique em particular;
- ser capaz de formular juízos éticos e estéticos da realidade;
- ser responsável nas iniciativas e opções;
- cultivar o espírito de tolerância e o respeito pela diferença;
- ter postura deontológica.
2.2. Perfil ocupacional
O graduado em Filosofia, no âmbito deste currículo, pode actuar como investigador, analista, consultor, gestor, assessor, estratega e docente em instituições públicas e privadas, em áreas como:
- administração pública;
- parlamento;
- instituições académicas e de investigação científica;
- órgãos de comunicação social e editores;
- partidos políticos;
- centros de pesquisa e de elaboração de políticas públicas e sociais;
- órgãos/unidades de gestão estratégica;
- sector empresarial.
6. PLANO DE ESTUDOS
O Plano de Estudos do curso de Licenciatura em Filosofia apresenta as disciplinas distribuídas por semestres ao longo do período da duração do curso.
Ano de Estudos |
Semestre |
Disciplina |
Horas por semana |
Carga horária semestral |
Total |
Nº de Créditos |
|
Horas de contacto directo |
Horas de estudo individual |
||||||
I |
I |
Disciplinas de Formação Nuclear |
|||||
1. Introdução à Filosofia |
4 |
64 |
146 |
210 |
7 |
||
2. História da Filosofia Antiga |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
4. Seminário I − Análise de Textos Filosóficos Antigos |
2 |
32 |
148 |
180 |
6 |
||
Disciplina de Formação Complementar |
|||||||
5. Metodologia de Investigação Científica |
4 |
64 |
146 |
210 |
7 |
||
3. Grego |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
17 |
272 |
628 |
900 |
30 |
||
II |
Disciplinas de Formação Nuclear |
||||||
6. História da Filosofia Medieval |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
7. Ética I |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
8. Lógica I |
4 |
64 |
56 |
120 |
4 |
||
9.Seminário II − Análise de Textos Filosóficos Medievais |
2 |
32 |
148 |
180 |
6 |
||
Disciplinas de Formação Complementar |
|||||||
10. Latim |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
11. Língua Portuguesa |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
20 |
320 |
580 |
900 |
30 |
||
II |
III |
Disciplinas de Formação Nuclear |
|||||
12. História da Filosofia Moderna I |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
13. Ética II |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
14. Lógica II |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
15. Filosofia da Intercultura e Globalização |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Disciplinas de Formação Complementar |
|||||||
16. Introdução às Cièncias Sociais |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
17. Administração e Gestão Pública |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
21 |
336 |
564 |
900 |
30 |
||
IV |
Disciplinas de Formação Nuclear |
||||||
18. História da Filosofia Moderna II |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
19. Lógica III |
4 |
64 |
65 |
129 |
4 |
||
20. Seminário III − Análise de Textos Filosóficos Modernos |
2 |
32 |
148 |
180 |
6 |
||
21. Gnosiologia |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
22. Filosofia Social |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Disciplinas de Formação Complementar |
|||||||
23. Psicopedagogia |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
20 |
320 |
589 |
909 |
30 |
||
III |
V |
Disciplinas de Formação Nuclear |
|||||
24. História da Filosofia Contemporânea I |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
25. Retórica |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
26. Epistemologia |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
27. Metafísica |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
28. Filosofia Africana I |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
29. Filosofia Política |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
21 |
336 |
564 |
900 |
30 |
||
VI |
Disciplinas de Formação Nuclear |
||||||
30. História da Filosofia Contemporânea II |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
31. Filosofia da Linguagem |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
32. Estética |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
33. Filosofia Africana II |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
34. Filosofia da Natureza |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
35. Filosofia do Direito |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
21 |
336 |
564 |
900 |
30 |
||
IV |
VII |
Disciplinas de Formação Nuclear |
|||||
36. Hermenêutica Filosófica |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
37. Filosofia da Ciência |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
38. Filosofia da Religião |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
39. Antropologia Filosófica |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
40. Filosofia da Pós-Modernidade |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
41. Filosofia da Complexidade |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
21 |
336 |
564 |
900 |
30 |
||
VIII |
Disciplinas de Formação Nuclear |
||||||
42. Filosofia da História |
3 |
48 |
72 |
120 |
4 |
||
43. Filosofia da Educação |
4 |
64 |
116 |
180 |
6 |
||
44. Filosofia Sistemática |
4 |
64 |
86 |
150 |
5 |
||
45.Monografia |
2 |
32 |
254 |
286 |
10 |
||
Disciplinas de Formação Complementar |
|||||||
46. Didáctica de Filosofia |
4 |
64 |
86 |
150 |
5 |
||
Carga horária semestral/Total de créditos |
17 |
272 |
628 |
900 |
30 |
||
Carga horária quadrienal/Total de créditos |
158 |
2528 |
4681 |
7209 |
240 |