Licenciatura em Ensino de Filosofia
Os objectivos deste Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia desdobram-se em geral e específicos.
Formar quadros de nível superior em Ensino de Filosofia para os subsistemas do Ensino Secundário Geral e Profissional, com uma visão humanista, reflexiva e crítica, devidamente habilitados para o exercício de actividades na sua área de saber, contribuindo para a edificação de uma sociedade de valores.
- dotar o estudante de competências metodológico-didácticas para ensino de Filosofia;
- desenvolver no estudante capacidades linguística, discursiva e argumentativa;
- desenvolver no estudante capacidade de investigação através de análise, compreensão e interpretação de textos filosóficos e afins; e
- capacitar o estudante de conhecimentos que lhe habilite para convivência harmoniosa em contextos de multidisciplinaridade e pensamento diferente.
Este plano curricular subdivide o perfil do graduado em ocupacional e profissional.
O graduado em Ensino de Filosofia pode actuar em instituições públicas e privadas nos seguintes domínios:
O graduado em Ensino de Filosofia deve no domínio de:
Saber
conhecer a história da Filosofia;
conhecer os procedimentos teórico-práticos da ensinabilidade da Filosofia;
conhecer a dimensão pedagógica do ensino da Filosofia;
conhecer os procedimentos de investigação de temas filosóficos que têm enquadramento no ensino de Filosofia;
editar textos a partir de pressupostos hermenêuticos;
conhecer os procedimentos da assessoria institucional.
Saber fazer
aplicar, no processo de ensino e aprendizagem, métodos e técnicas de ensino da Filosofia;
ensinar, a partir de pressupostos didáctico-pedagógicos, temáticas e problemáticas da Filosofia;
mediar valores atinentes a construção de Estado de Direito Democrático;
ter capacidades para mediação e gestão de conflitos;
ter domínio das técnicas de investigação filosófica e áreas afins;
manusear as técnicas editoriais;
ter capacidade de leitura e interpretação crítica de textos; e
dominar as técnicas e procedimentos da assessoria institucional.
Saber ser
ter capacidade de comportar-se com responsabilidade nas múltiplas actividades do exercício da sua profissão;
ser apto na observância dos valores da tolerância, interculturalidade e pensar diferente na relação com os seus colegas de profissão, a comunidade estudantil e a sociedade em geral;
possuir consciência da respeitabilidade dos princípios éticos e deontológicos na profissão; e
ter cortesia no processo da assessoria institucional.
PLANO DE ESTUDOS
Anos de Estudos | Semestre | Unidade Curricular | Tipo de Unidade Curricular | Códigos | Horas por Semana | Carga Horária Semestral | Total | N.º de Créditos | |
HCD | HEI | ||||||||
1º
|
I
| Introdução à Filosofia | Nuclear | FAF001 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 |
Filosofia Antiga | Nuclear | FAF002 | 4 | 64 | 160 | 224 | 8 | ||
Introdução aos Métodos de Investigação Científica | Nuclear | FAF003 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Técnicas de Expressão e Escrita Académica | Complementar | UEM UCT11 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Métodos de Estudo e Habilidades para a Vida | Complementar | UEM UCT10 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Legislação Básica | Complementar | UEM UCT6 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Total semestral de horas e créditos | 20 | 320 | 520 | 840 | 30 | ||||
II | Filosofia Medieval | Nuclear | FAF004 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | |
Ética I | Nuclear | FAF005 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | ||
Lógica I | Nuclear | FAF006 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Gnoseologia | Complementar | FAF008 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Educação Ambiental | Complementar | UEM UCT1 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Inglês I | Complementar | FAF007 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Total semestral de horas e créditos | 20 | 320 | 520 | 840 | 30 | ||||
Total anual de horas e créditos | 40 | 640 | 1040 | 1680 | 60 | ||||
2º
| III | Filosofia Moderna | Nuclear | FAF009 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 |
Ética II | Nuclear | FAF010 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | ||
Lógica II | Nuclear | FAF011 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Iniciação Científica | Complementar | UEM UCT13 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Métodos de Estudo à Distância | Complementar | UEM UCT9 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Inglês II | Complementar | FAF012 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Total semestral de horas e créditos | 20 | 320 | 520 | 840 | 30 | ||||
IV | Filosofia Contemporânea | Nuclear | FAF013 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | |
Filosofia da Natureza | Nuclear | FAF014 | 4 | 64 | 48 | 112 | 4 | ||
Filosofia da Linguagem e Hermenêutica | Complementar | FAFE01 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Pedagogia | Nuclear | FAFE02 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Psicologia Geral | Nuclear | FAFE03 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Didáctica Geral | Nuclear | FAFE04 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | ||
Total semestral de horas e créditos | 21 | 336 | 504 | 840 | 30 | ||||
Total anual de horas e créditos | 41 | 656 | 1024 | 1680 | 60 | ||||
3º | V | Epistemologia | Complementar | FAF015 | 4 | 64 | 132 | 196 | 7 |
Filosofia Política | Complementar | FAF016 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Metafísica | Nuclear | FAF017 | 4 | 64 | 20 | 84 | 3 | ||
Desenvolvimento Curricular | Nuclear | FAFE05 | 3 | 48 | 92 | 140 | 5 | ||
Psicologia de Desenvolvimento e Aprendizagem | Nuclear | FAFE06 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Prática Pedagógica I | Nuclear | FAFE07 | 3 | 48 | 36 | 84 | 3 | ||
Total semestral de horas e créditos | 19 | 320 | 520 | 840 | 30 | ||||
VI | Filosofia das Ciências | Complementar | FAF018 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | |
Antropologia Filosófica | Nuclear | FAF020 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Sociologia da Educação | Nuclear | FAFE08 | 3 | 48 | 92 | 140 | 5 | ||
Prática Pedagógica II | Nuclear | FAFE09 | 4 | 64 | 48 | 112 | 4 | ||
Didáctica de Filosofia I | Nuclear | FAFE10 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | ||
Estatística Educacional | Complementar | FAFE16 | 4 | 64 | 20 | 84 | 3 | ||
Total semestral de horas e créditos | 20 | 320 | 520 | 840 | 30 | ||||
Total anual de horas e créditos | 49 | 640 | 1040 | 1680 | 60 | ||||
4º | VII | Filosofia Africana | Complementar | FAF019 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 |
História e Filosofia da Educação | Nuclear | FAFE12 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | ||
Didáctica de Filosofia II | Nuclear | FAFE13 | 4 | 64 | 104 | 168 | 6 | ||
Organização e Administração Escolar | Nuclear | FAFE14 | 3 | 48 | 120 | 168 | 6 | ||
Prática Pedagógica III | Nuclear | FAFE15 | 4 | 64 | 48 | 112 | 4 | ||
Projecto de Pesquisa | Nuclear | FAF021 | 3 | 48 | 64 | 112 | 4 | ||
Total semestral de horas e créditos | 21 | 336 | 504 | 840 | 30 | ||||
VIII | Filosofia da Complexidade | Complementar | FAFF14 | 4 | 64 | 20 | 84 | 3 | |
Unidade Curricular de Escolha Livre | Complementar | ——————— | 4 | 64 | 20 | 84 | 3 | ||
Forma de Culminação do Curso | |||||||||
Estágio | Nuclear | FAF022 | 12 | 192 | 480 | 672 | 24 | ||
Total semestral de horas e créditos | 20 | 320 | 520 | 840 | 30 | ||||
Total anual de horas e créditos | 41 | 656 | 1024 | 1680 | 60 | ||||
Total de horas e créditos | 171 | 2592 | 4128 | 6720 | 240 |